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Dinamicas

Microsoft Word - Gincana Bíblica - apresentação e regras
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Vamos evangelizar!

soucrianca
No fim de semana escutei uma música que dizia assim:
Ai de mim se eu não disser a verdade que ouvi!
Ai de mim se eu me calar quando Deus me mandar falar!
Muitos homens anunciaram a Palavra da Salvação, transformando suas vidas na mais bela pregação.
Eu também vou anunciando a mensagem que Deus me diz, meu viver vai se tornando cada dia mais feliz.
No mês passado, celebramos o Mês da Bíblia e aprendemos mais sobre a Palavra de Deus, neste mês somos todos convidados a falar de Jesus para quem ainda não o conhece, você não sabe como fazer isto? Então, vou dar algumas dicas:
- Escreva bilhetinhos com passagens da Bíblia e entregue para as pessoas,
- Leia a Bíblia, um pedacinho do Evangelho, para quem não tem a Bíblia,
- Faça um desenho bem bonito e escreva como Jesus nos ama e Ele nos ama tanto que deu sua vida por nós na cruz, mas Ele ressuscitou e está no meio de nós,
- Ser bem comportado, fazendo sempre o bem, sendo responsáveis em casa, na escola, na comunidade que você participa. Assim, podemos evangelizar com o exemplo da nossa própria vida.
Viu?! Não é tão difícil, todos nós podemos evangelizar e até mesmo as crianças. Jesus precisa ser conhecido por muitas pessoas e principalmente: ser amado!
Então, aqui estão alguns bilhetinhos que você pode imprimir, escrever uma mensagem e entregar para as pessoas! Mãos à obra!
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A CAIXA DE JESUS

Antes da Missa deste domingo as crianças da Paróquia São João Bosco receberam mais um presente. A caixa estava linda!

Dentro dela havia um grande envelope com um coração de papel e estava escrito assim:
Queridas crianças da Paróquia São João Bosco,
todos nós gostamos de receber cartas, principalmente das pessoas que mais gostamos. E quando lá no seu computador, você recebe um e-mail dos amigos, é bom não é mesmo?!
Deus que têm um imenso amor por cada um de vocês, enviou uma carta de amor também: a Bíblia.
A Bíblia é uma enorme carta de amor. Através dela cada um pode se aproximar mais de Deus, que é o próprio Amor.
E não esqueçam, na semana que vem estarei enviando mais um presente.
Ass.: Jesus.

 Isto é verdade, Deus tem um amor muito grande por cada um de nós, e na Bíblia podemos encontrar a prova deste grande amor. Leia esta semana um pouquinho mais da Bíblia!

DINÂMICA DE NATAL II


Objetivo:
Interagir com o grupo e construir o sentido amplo do Natal.

Material:
Frases complementares.
Procedimento:
a) Recortar as frases e dobrá-las;
b) Distribuir em forma de sorteio de acordo com o número de participantes (nesta dinâmica há frases para 44 pessoas);
c) Lê-se as frases em sequência numérica;
d) Cada frase tem sempre uma frase-resposta ou complementar, exemplo:
1. Eu sou o Natal sem árvore
1. Eu sou a árvore do seu Natal
Frases complementares com o sentido amplo do Natal
1. Eu sou o Natal sem árvore
1. Eu sou a árvore do seu Natal
2. Eu sou a árvore de Natal sem estrela
2. Eu sou a estrela da sua árvore de Natal
3. Eu sou o enfeite de Natal sem brilho
3. Eu sou o brilho do seu enfeite de Natal
4. Eu sou o Papai Noel sem trenó
4. Eu sou o trenó do Papai Noel
5.Eu sou a criança sem presente neste Natal
5. Eu sou o presente da criança neste Natal
6. Eu sou a ceia de Natal sem as pessoas queridas
6. Eu sou as pessoas queridas da sua ceia de Natal
7. Eu sou a música sem Noite Feliz
7. Eu sou a Noite Feliz da sua música
8. Eu sou a noite de Natal sem neve
8. Eu sou a neve da sua noite de Natal
9. Eu sou a Coroa do Advento sem velas
9. Eu sou as velas da sua Coroa do Advento
10. Eu sou o mundo sem Deus Pai, Filho e Espírito Santo
10. Eu sou o Deus Pai, Filho e Espírito Santo do seu mundo
11. Eu sou a vela sem luz neste Natal
11. Eu sou a luz da sua vela neste Natal
12. Eu sou o perdão sem alegria neste Natal
12. Eu sou a alegria do seu perdão neste Natal
13. Eu sou coração sem solidariedade neste Natal
13. Eu sou a solidariedade do seu coração neste Natal
14. Eu sou Maria sem o Anjo da Anunciação
14. Eu sou o Anjo da Anunciação a Maria
15. Eu sou os pastores sem a Boa Noticia do Anjo do Senhor
15. Eu sou a Boa Notícia do Senhor aos pastores
16. Eu sou os Reis Magos sem ouro, mirra e incenso
16. Eu sou o ouro, mirra e incenso dos Reis Magos
17. Eu sou a manjedoura sem amor
17. Eu sou o amor da sua manjedoura
18. Eu sou a Belém da Judéia sem a gruta onde nasceu Jesus
18. Eu sou a gruta onde nasceu Jesus em Belém da Judéia
19. Eu sou Maria e José sem o Menino Jesus
19. Eu sou o Menino Jesus de Maria e José
20. Eu sou a promessa do Senhor sem Messias, o Salvador
20. Eu sou o Messias – Salvador, prometido do Senhor
21. Eu sou as famílias desunidas neste Natal
21. Eu sou a união das famílias neste Natal
22. Eu sou o Natal sem justiça
22. Eu sou a justiça de seu Natal

Sugestões de atividades para dinamizar a “Parábola dos Talentos”

1. Contar a parábola de um jeito alegre, carinhoso. Pense em Jesus e imagine como ele contaria essa parábola para eles.
(Lembre-se: quando escuta uma historia, a criança sente os adultos como parte do seu mundo, da sua realidade e percebe que são capazes de sentir, pensar e se emocionar com a trama da historia. È ouvindo historias que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros maneiras de agir e de ser, seguir outras regras. É duvidar, perguntar, questionar. É formar opinião, é uma maneira de construir o próprio caminho).
2. Explique que os talentos naquela época eram dinheiro, mas para nós são”dons”, (presentes) que só Deus pode nos dar. O que fazer com os presentes que recebemos de Deus? Enterrá-los ou cultiva-los? Abrir para discussão, avaliando se entenderam o sentido da parábola.
3. Distribuir vários círculos como se fossem moedas, e pedir que escrevam neles dons de Deus.
4. Depois, incentive a troca entre eles, oferecendo uns aos outros os talentos que receberam.
5. Encerre com uma oração de agradecimento pelos dons que recebemos de Deus.

AS SETE CHAVES

Com as “sete chaves” você
encontra a Palavra de Deus que
está na Bíblia e na vida e
entenderá melhor o sentido
escondido atrás das palavras.
Dividir a turma em sete grupos. Cada grupo
deve desenhar uma grande chave e um cartaz
com gravuras representando uma das chaves.
Depois que o grupo apresenta o seu cartaz,
coloca sua respectiva chave em um barbante,
formando assim um grande chaveiro. Podese
também cantar uma música que faz
referência à chave do grupo. Ao final, faze-se
o plenário. As chaves são:
Pés bem plantados na realidade.
Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida,
conhecer a realidade pessoal, familiar e
comunitária, do país e do mundo. É preciso
conhecer também a realidade na qual viveu o
povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu
prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias,
da esperança e da fé de um povo. (ver Ex
3,7-10)
Olhos bem abertos.
Um olho sobre o texto da Bíblia e outro sobre
o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia?
O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus
está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter
olhos para enxergá-la.
Ouvidos atentos.
Um ouvido para escutar o clamor do povo e
outro para escutar o que Deus quer falar.
Coração livre para amar.
Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção
que o texto provoca. Só quem ama a Deus e
ao próximo pode entender o que Deus fala na
Bíblia. Coração pronto para converter-se.
Boca para profetizar.
Anunciar e denunciar aquilo que os olhos
viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu
sobre a Palavra de Deus. Como posso me
calar?
Cabeça para pensar.
Usar a inteligência para meditar, estudar e
buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a
Bíblia e outros livros que nos expliquem a
Bíblia.
Joelhos dobrados em oração.
Só com muita fé e oração dá para entender a
Bíblia e a vida. Pedir ajuda ao Espírito Santo
para entender o “espírito” da Bíblia. Não
podemos fazer uma leitura ao pé da letra,
porque a letra mata e o espírito vivifica, como
adverte São Paulo (ver 2Cor 3,6).
Certamente descobriremos outras chaves,
mas estas são indispensáveis. É bom unir
as chaves num chaveiro forte e firme. Este
chaveiro é a família, o círculo bíblico, ou sua
comunidade. A Bíblia lida em comunidade
se torna mais fácil, mais proveitosa, mais
agradável (ver Mt 18,20).
As Sete Chaves
Adaptação da dinâmica extraída do
livro “El Poblado e La Bíblia”, J.
Saraiva, Paulinas, México

DINÂMICA- EVANGELHO EM PEDAÇOS

Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.Participantes: 10 a 15 pessoas Tempo Estimado: 15 minutos
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo, entender qual a mensagem da passagem Bíblica. Como você pode trazer essa mensagem que você refletiu para o seu dia-a-dia. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

DINÂMICA- A CONQUISTA DO REINO DOS CÉUS

 Levar para o encontro pirulitos na quantidade exata para cada criança e balas um número 5 x maior. Confecionar uma placa dizendo: “Banquinha para Trocas – 4 balas = 1 pirulito , 1 pirulito = 5 balas”
Dar para cada catequizando 3 balas e informar que, para “Conquistarem o Reino dos Céus”, cada um deverá ter 1 pirulito na mão. Deixe que eles raciocinem que deverão juntar as balas e depois trocar por pirulitos, depois os pirulitos por balas e assim até obter o número exato de pirulitos para todos. Conclua que a Conquista do Reino dos Céus é individual (por isso um pirulito para cada um), mas podemos e devemos auxiliarmos uns aos outros na conquista do Reino de Deus.
Após a dinâmica, compartilhe as balas e pirulitos com as crianças, ou confeccione um saquinho com  balas e pirulito para cada uma, com uma mensagem do tema da parábola, tesouros do Reino de Deus. 
Dinâmica: “Em busca do Reino dos Céus”
 Preparação para a Dinâmica:
- uma pérola comprada em bazar (de plástico, para confecção de bijoux), ou qualquer objeto bem
pequeno que possa substituir;
- uma forma diferente de embrulhar esta pérola, para que as crianças tenham dificuldade em
encontrá-la. Exemplos: embrulhá-la numa folha de jornal amassada, colocá-la sob uma folha num
vaso, dentro de uma flor etc;
- colocar a pérola embrulhada em algum lugar do espaço do encontro.

Mensagem
: Meu caminho para o reino dos Céus começa quando o faço existir aqui mesmo na Terra.
A dinâmica consiste em fazer com que as crianças procurem esta “pérola preciosa” que é o Reino dos
Céus, mas que primeiramente reflitam sobre o que fazer para que ele comece a existir aqui na Terra, a
partir de suas atitudes.
O voluntário pergunta:
- Como é o Reino de Deus aqui na Terra?
- O que precisamos fazer, como crianças cristãs, para que ele esteja sempre presente?
- Será que se fizermos coisas boas, já estaremos colaborando para este Reino aqui na Terra?
- Será que isso nos ajudaria para chegar ao Reino dos Céus?
Agora que a crianças estão sabendo sobre o Reino dos céus e o que é preciso para encontrá-lo, o
catequista propõe a busca da “pérola preciosa” iniciando uma caça ao tesouro, para que eles
encontrem no espaço do encontro a pérola. Assim que ela for encontrada, o voluntário reúne todas as
crianças para o encerramento. Se ela não for encontrada dentro de um prazo, o voluntário poderá dar
dicas para facilitar.
Encerramento:
Não foi tão fácil encontrar a pérola, não é? Deus muitas vezes, em nosso dia a dia, nos testa para
saber se estamos atentos aos seus ensinamentos, assim como acabou de acontecer. Ou seja, se
aprendermos coisas boas em nosso encontro mas fazemos coisas ruins em casa ou na escola, o
ensinamento se perdeu.

DINÂMICAS- O JOIO E O TRIGO

Separando grãos:Para ver quão difícil é separar coisas semelhantes, traga um pacote de grãos misturados e peça as crianças para separarem em pilhas de acordo com o tamanho ou o tipo (você pode misturar: lentilha, ervilha, feijão, milho…). Outra alternativa é trazer um pacote de chá matte (a granel) e perguntar às crianças se veem alguma diferença. Depois, usando peneiras de vários tamanhos, ir peneirando o chá e perceber que há tamanhos diferentes no chá: de pedaços maiores a farelo fininho.


Quebra-cabeça:
 Pegue duas folhas de papel e escreva duas frases diferentes em cada uma; ou imprima um mesmo desenho (colorido diferentemente) . Corte as folhas ao mesmo tempo, como um quebra-cabeça. Misture as peças dos dois desenhos e dê às crianças para que montem. No final as peças devem encaixar sem problemas, mas a imagem ou frase não irá fazer sentido.Sugira às crianças que troquem peças entre os dois jogos para formar a imagem/frase certa. Você pode usar este jogo para demonstrar a dificuldade dos agricultores ao tentar separar o joio do trigo, afinal eles são muito parecidos quando plantas novas, mas ao crescerem a diferença fica mais visível – assim como as crianças montaram uma imagem similar mas desencontrada e depois conseguiram separar as peças certas.


Paladar:Colocar dois copos de água ,um do lado do outro,sendo que um deles deve ter a água misturada com açucar e o outro com sal. Faça as crianças responderem se vêem alguma diferença entre eles e depois faça com que eles provem da água de cada copo.

DINÂMICA- FALA SÉRIO/ COM CERTEZA


Objetivo: Perguntas referentes a temas como Corpus Christi, Santissima Trindade e outros.
DESENVOLVIMENTO: Cada pergunta é uma afirmação se estiver correta a resposta e Com certeza; se estiver errada a resposta deve ser fala sério.
Fazer as perguntas abaixo e as crianças, jovens ou adultos precisam responder Fala sério ou com certeza. A cada pergunta o catequista deve aproveitar para dar a explicação a respeito do assunto. Dica: Dar alguma retribuição para o catequizando que acertar (1 bala ou pirulito, Bis etc). Fala sério = errado
com certeza = correto
Perguntas e respostas:
1 – Corpus Christi comemora-se no primeiro domingo após Pentecostes. – Fala sério, primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
2 – A Santíssima Trindade que comemoramos agora no próximo domingo é composta de três pessoas. – Com certeza, Pai, Filho e Espírito Santo
3 – Na multiplicação dos pães, João encontrou o menino ou rapaz que tinha 5 pães e 2 peixes (Jo 6, 8-10). – Fala sério, André
4 – Na segunda multiplicação dos pães o que sobrou tratou de mais 1000 pessoas (MT 15, 38). – Fala sério, 4000 pessoas
5 – Na primeira multiplicação dos pães, o que sobrou tratou de mais de 5000 pessoas (MT 14, 20-21). – Com certeza
6 – Quando comungamos passamos a ser sacrário vivo. – Com certeza, carregamos Cristo vivo em nosso coração
7 – A Eucaristia foi instituída, isto é, celebrada pela primeira vez, na Sexta-feira Santa. – Fala sério, Quinta-feira Santa, dia da Santa Ceia
8 – A palavra Eucaristia significa “sacrifício”. – Com certeza, significa “sacrifício de ação de graças”, do grego “Eukharistía”
9 – Cada vez que a comunidade realiza o gesto do pão e do vinho, ela faz Jesus presente, vivo e verdadeiro entre nós. – Com certeza
10 – A Igreja dedica 2 grandes festas ao sacramento da Eucaristia: Quinta-feira Santa e Corpus Christi. – Com certeza
11 – Participar da confecção dos tapetes é uma forma de mostrarmos que somos uma comunidade composta de irmãos que possuem dons iguais. – Fala sério, dons distintos, diferentes
12 – A festa de Corpus Christi tem 2 grandes momentos: a celebração da Santa Missa e a entrega das ofertas. – Fala Sério, o segundo momento é a Procissão sobre os tapetes
13 – Na festa do Corpo de Cristo, como filhos da Igreja, levamos Maria, presente na figura do pão, pelas ruas da nossa cidade. – Fala sério, levamos o próprio Cristo
14 – Para comungar devemos evitar comidas, bebidas, remédios e água até 1 hora antes da Comunhão. – Fala sério, remédios e água não têm necessidade de jejum
15 – Através do mandamento da Eucaristia, renovamos a vida, morte e ressurreição de JESUS, onde ele se oferece como alimento para nós, na Santa Missa. – Fala sério, sacramento da Eucaristia
16 – Nos gesto memorial (porque recorda a vida de Jesus) do pão e do vinho, somos convidados a amar até as últimas conseqüências, como JESUS nos amou, aceitando perder tudo e se entregando totalmente por causa do Amor. – Com certeza

Dinâmica para explicar a Santíssima Trindade

A Catequista acende três velas e as coloca uma ao lado da outra, num suporte.
Explica que a primeira representa o PAI, a segunda representa o FILHO e a terceira representa o ESPÍRITO SANTO.
O PAI é Deus nosso Criador
O FILHO é Jesus nosso Salvador
O ESPÍRITO SANTO é o nosso consolador
Explica que são três pessoas distintas, porém, um só Deus.
Com a ajuda de outra catequista una a chama das velas e as transforme em uma.
Peça aos catequizandos que digam o que entenderam sobre esta dinâmica.

SANTÍSSIMA TRINDADE- DINÂMICA DA CAIXINHA DE FÓSFOROS

 Só há um Deus, mas são três Pessoas. Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- “Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!”.
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que os catequizandos se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.
- “Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas). Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica”.

DINÂMICA- MEU CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 20 minutos.

Material: 2 folhas de papel para cada participante, canetas hidrocor, fita adesiva, cola e tesoura.

Descrição: Cada membro do grupo deve desenhar em uma folha de papel uma parte do corpo humano, sem que os outros saibam.
Após todos terem desenhado, pedir que tentem montar um boneco ( na certa não vão conseguir pois, Terão vários olhos e nenhuma boca… ). Em seguida, em outra folha de papel, pedir novamente que desenhem as partes do corpo humano (só que dessa vez em grupo) Eles devem se organizar, combinando qual parte cada um deve desenhar. Em seguida, após desenharem, devem montar o boneco.

Terminada a montagem, cada membro deve refletir e falar sobre como foi montar o boneco. Qual a importância de cada parte do corpo, conduzir um momento de oração agradecendo a Deus pelo membros do nosso corpo. Cada um pode rezar em voz alta agradecendo a parte do corpo que desenhou… por exemplo: Obrigado Jesus pela minha boca, pois com ela posso me comunicar…

Tem como objetivo levar as crianças a trabalharem em grupo, fazendo essa atividade valorizar o corpo que é templo do Espírito Santo.

Dinâmica: CONTANDO FATOS


Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a vivência dos alunos sobre o assunto abordado na aula.
Material: Cesto ou saco com fotos e palavras que retratem a ascensão de Jesus: Desenho de Jesus com os discípulos, desenho de Jesus sendo ressuscitado, desenho de Jesus subindo aos Céus, desenho de anjos falando aos homens (representando a fala: Varões Galileus porque…) Palavras como: Ascensão, Voltarei, Trono, Pai, Galiléia, Confins da Terra, Monte das Oliveiras, e etc.
Ficha (papel) com um número para sorteio de quem vai narrar os fatos através das figuras e palavras.
Introdução: Explique para os alunos que dentre eles será sorteado um para contar e contextualizar figuras e palavras com a ascensão de Jesus, logo depois faça o sorteio. Procedimento: Entregue ao aluno o cesto ou sacola e dê no máximo 2 minutos para ele contar a história da Ascensão de Jesus de acordo com cada figura ou palavra que ele retirar.
Ao final peça uma salva de palmas para o aluno e comente sobre seu desempenho fazendo elogios aos seus pontos positivos, e se ele tiver errado em algum ponto corrija sem constrangê-lo.
Por exemplo: Se Ele falar que a ressureição foi depois da ascensão, diga: Só teve um pequeno probleminha, a ascensão de Jesus foi o último dia de Jesus aqui na Terra até sua vinda, mas na hora do nervosismo às vezes até eu troco as ordens.

tv de papelão.

Tv de Papelão


Vamos Fazer hum Programa de televisão?





Vais precisar:

- 1 Caixa de Cartão Tamanho do televisor DE UM

- 1 tesoura sem bicos

- Materiais de desenho - lápis de Carvão, marcadores, tintas, etc

- Brinquedos parágrafo criar o Cenário









Como Fazer:

1. Começa Por recortar o ECRA de Televisão: faz UM Buraco NA CAIXA, a Frente



2. Desenha OS Botões NA CAIXA da Frente e uma pinta do Tua Televisão de Cartão



3. Pensa não TEU Programa de televisão. O Que Fazer vais? Um filme, hum Programa de notícias? Quantos Actores vais precisar? Precisas de música?



4. Elementos OS Escolhe Cenário fazer, Que É Tudo Aquilo Que se vai ver nenhum Programa



5. UM Faz Buraco Na parte de Cima da Televisão n. Poderes Elementos colocar OS do Cenário



6. Agora Que Está tudo pronto, podes Fazer o TEU Programa de televisão. Assistir ConVida parágrafo Alguém.





Para os pais TEUs:

ESTA Actividade ajudará uma Criança um refeitório Sobre os Programas Que Vê nd Televisão. Mesmo acompanhando, Diariamente, o que A Criança Vê nd Televisão, Nem sempre Conseguimos Quais Perceber como Implicações Que OS efectivas dez Programas Na Sua Vida emocional: que Assuntos Não consegue compreender mal Compreende UO, Coisas Que metem medo e ELA Não LHE É Capaz de Explicar etc, As Actividades de faz-de conta-ajudam uma Criança uma exprimir muitas Destas Emoções e, se não focarmos ESSA Actividade Conteúdo Formato vídeo, ALGUNS DOS Podemos compreender Efeitos Conteúdos Que Esses podem ter Na Sua Vida.

bingo de animais para sementinha

cartelas
Como jogar:
Antes de começar o bingo, conte uma história com animais.
Depois da história, lembre-se de destacar os pontos negativos e positivos, faça perguntas e não se esqueça de deixá-los responder, é muito importante que não interrompa a criança quando ela expor o que entendeu, mas deverá ajudá-la a completar seus pensamentos de modo que aprenda a lição de forma certa.
Agora pessa a elas que pintem bemm bonito os animais que Deus criou.
por fim, comece o bingo:
elas deverão marcar com um x, o animal que for sorteado e que tiver em sua cartela.
Atenção:
recorte a folha depois de imprimir deixando cada cartela com seis animais.
 









Agora é só escolher o tipo de pedra e Começar uma brincadeira!

Pedras de animais

OBS:
(se der tente treinar antes, para dar certo eu retirei o pato e o pintinho)
Nomes com pedras



Hoje trago algo divertido para ensinar às crianças sobre Pentecostes, e nada mais proveitoso do que ensiná-las brincando, não é verdade? Antes fazer os helicópteros "voarem", é importante ler o texto da Sagrada Escritura, Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos de 1 a 21, e também explicar sobre os dons do Espírito Santo para as crianças, realizando um tipo de "catequese informal". Desta forma, na hora da brincadeira, elas fixarão melhor aquilo que foi lido e ensinado.

Clique na imagem ao lado para que ela abra em outra janela em tamanho maior ou salve-a diretamente em seu computador e depois imprima.

Estes helicópteros são muito fáceis de serem feitos. Eu testei em casa e funciona rsrs... Para confeccioná-los, serão necessários os seguintes materiais:

- Papel (para imprimir os desenhos);
- Lápis de cor ou tinta atóxica para colorir;
- Tesoura sem ponta;
- Clipe para papel.

Instruções para a montagem:


- Recorte os dois "helicópteros";
- Pinte as figuras e copie o desenho também na parte de trás;
- Corte no local indicado, divida as duas "hélices" dobrando uma para frente e outra para trás, nas linhas pontilhadas;
- Fixe o clipe para papel na parte de baixo de cada modelo.

Quando soltos no ar, eles devem girar à medida que descem.

O modelo foi tirado deste site.

Espero que tenham gostado! A seguir está o trecho dos Atos dos Apóstolos para leitura, antes de fazer a brincadeira com as crianças.

Fiquem com Deus.
Em Cristo, no amor de Maria Santíssima,
Melissa Bergonso

==*=*=*==

Vinda do Espírito Santo (At 2, 1-21)

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e enchei toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
 

Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: "Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Mesopotâmia, a Judeia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!" Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: "Que significam estas coisas?" Outros, porém, escarnecendo, diziam: "Estão todos embriagados de vinho doce."

Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse:

"Homens da Judeia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: Acontecerá, nos últimos dias — é Deus quem fala —, derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão. Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão. Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E então, todo o que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3, 1-5).